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Como montar uma loja virtual de sucesso - Passo 3

Promova sua loja

Esta é uma das etapas mais importantes de todo nosso guia. Você pode ter feito certo até aqui, mas se não investir na divulgação de sua loja virtual, como seus potenciais clientes saberão que ela existe?

Segundo dados do 29º relatório webshoppers da ebit, já são mais de 51 milhões de brasileiros que realizaram ao menos 1 compra online até final de 2013.

Como montar uma loja virtual de sucesso - Passo 4

Trabalhe o pós-vendas

Um dos maiores problemas de qualquer lojista online é como fidelizar seus clientes, de maneira que sempre voltem a comprar. A solução para esta questão está diretamente ligada a maneira que cada empreendedor administra seu pós-vendas. Muitos clientes não voltam a comprar, pois depois que fazem sua primeira compra são esquecidos pelo lojista.

Saiba que sua lista de clientes vale ouro! Isso mesmo, cada cliente conquistado tem muito valor. Alguém que realizou uma compra em sua loja é sem dúvida um potencial consumidor de outros produtos. Pra concluir o processo de compra, o e-consumidor costuma passar em outras lojas, comparar preços, checar condições de pagamento e formas de entrega. Checar a opinião de outros consumidores sobre o produto em questão e também sobre a reputação de sua loja. Só depois de realizados todos estes passos é que costuma ocorrer a compra. É comum no mercado um mesmo cliente visitar sua loja diversas vezes antes de realizar uma compra.

Como montar uma loja virtual de sucesso - Passo 5

Mensure e otimize os resultados

Com a loja já rodando por algum tempo, mesmo que tenham se passado poucos dias ou semanas, já se faz necessário mensurar os resultados obtidos.

Você precisa conhecer quantas pessoas circulam diariamente em sua loja virtual, por onde elas tem entrado, quais produtos de maior interesse e vendas, que produtos estão encalhados. Dentre os anúncios de sua loja, quais deles tem o melhor retorno e quais só dão despesas e nada de vendas.

Moda e acessórios foi a categoria com maior volume de vendas em 2013

Esta categoria enfrentou o obstáculo da falta de padronização dos fornecedores. Basta pegar uma camisa de tamanho M de fabricantes diferentes que você entenderá o problema. Por exemplo, no caso das camisas cada fornecedor tem um molde com medidas diferentes para o mesmo tamanho M. Isso gera dúvida quando se pensa comprar roupa sem antes experimentar.

Mas, este problema de padrão nos tamanhos não é mais um barreira para a maioria das lojas que trabalham roupas, calçados, acessórios (anéis, brincos, colares, entre outros), pois muitas delas investem em fotos de ótima qualidade e principalmente tabelas de referência de medidas que ajudam o cliente a identificar qual tamanho é o ideal para ele.

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