social

"Estruturação interna da loja - estoque e recursos humanos - quantas pessoas preciso? Qual formação para estas pessoas? Como distribuir meus investimentos - marketing digital seria o maior de todos?" Pergunta enviada por Carine Oliveira da Fio de Ouro Crafts

Bom está é um pergunta 3 em 1, então vamos responder por partes.

Primeiro é importante dizer que uma loja virtual é como uma empresa em que para funcionar adequadamente precisa de alguns departamentos, como: administrativo, financeiro, marketing, logística, SAC e diretoria. Todavia, iniciar uma loja online com pessoal qualificado e bem remunerado em cada um destes departamentos pode inviablizar o negócio, já que o começo de qualquer negócio ainda é um cenário duvidoso e de certo risco.

Uma loja virtual vai demandar logo de começo dois grupos de tarefas:

  • Administrativas: cadastrar produtos, gerenciar pedidos, embalar e postar produtos, controle financeiro, atendimento telefônico a clientes, entre outras.
  • Marketing: traçar as estratégias de tráfego, criar campanhas de anúncios, planejar e produzir conteúdo para canais de relacionamento (redes sociais, blog, youtube, email marketing), mensurar resultados e otimizar processos.

Você pode realizar todo o trabalho sozinho, pois de começo as tarefas administrativas serão proporcionais a sua quantidade de pedidos diárias. Então conforme os pedidos aumentarem e você notar que não dá mais conta pode pensar em colocar alguém para cuidar dessa parte.

O ideal é você montar seu plano de negócios já pensando numa estrutura em que você, como dono do negócio, esteja focado nas atividades de marketing e estratégias de como melhorar sua loja e tenha outras pessoas cuidando das demais tarefas. Mesmo que esta não seja sua realidade de começo é bom planejar o cenário ideal desde do início para checar a viabilidade do seu negócio e faturamento que precisará ter para bancar a estrutura desejada.

Quanto a formação dos profissionais que vão compor seu time, os mesmo devem ter conhecimento e habilidades nos departamentos que vão atuar, porém qualquer pessoa com algum conhecimento de informática pode ser treinada para trabalhar nos 2 pilares da loja: administração e marketing digital. O curso completo do E-commerce Experts tem uma formação completa em 6 fases que vão desde do estudo aprofundado sobre o cenário do comércio eletrônico brasileiro, passando pelas fases de planejamento, montagem e promoção da loja e finalizando nas etapas de pós-vendas, mensuração e otimização de resultados. Conheça nosso curso completo de e-commerce!

Sobre como distribuir seus investimentos recomendo uma divisão próxima aos percentuais abaixo:

  • 30% para preparação da loja virtual: contratação da plataforma de e-commerce, criação de um belo design, produção das páginas dos produtos com ótimas fotos, textos e vídeos.
  • 70% para estratégias de marketing digital: campanhas de tráfego pago (Google Adwords, Facebook Ads, Buscapé) e canais para geração de tráfego gratuito (Redes sociais, blogs, canal no Youtube, entre outros).

Recomendo que sobre o lucro obtido na venda de cada produto seja separado um percentual para ser reinvestido no negócio. O ideal é que este percentual seja o maior possível nos primeiros meses do negócio em que é preciso ganhar público. Abrir a loja para viver do lucro dela logo nos primeiros 6 meses, sem reinvestir nada do lucro, não é uma boa ideia, pois vai retardar o crescimento do negócio ou levá-lo a falência.

Pra terminar convido a assistir as vídeo aulas gratuitas de nosso curso express que vão te ajudar em alguns dos pontos que teve dúvida.

Aula 03 - Plano de Negócios
Aula 04 - Planejamento de Marketing Digital

Bom, espero ter ajudado e se possível deixe um comentário sobre o que achou da minha resposta ou se tem mais alguma dúvida.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comentários   

0 # gisele gomes de lima 12-08-2016 18:35
Onde está o curso 1 que não encontrei
Responder | Responder com citação | Citar

Login

Se você já tem cadastro, faça login para acessar ao conteúdo do curso.

Trend Counter